9 bordadeiras brasileiras pra seguir no instagram e se inspirar

12:24 Yahz 3 Comments


O bordado contemporâneo tem sido muito comentado, e de fato sua fama é devida, estamos falando de uma valorosa ferramenta de expressão que está literalmente nas mãos das mulheres, dos bastidores nascem personagens que falam do cotidiano e da nossa real percepção sobre gênero. Por isso selecionamos 9 bordadeiras brasileiras donas de "feeds" inspiradores pra você seguir no instagram. 


A especialidade da Izabela é a grafia, ela borda palavras, nomes próprios e frases com muita flor e amor.



O trabalho da Camila é um misto de ilustração e bordado, suas personagens remetem à fotografias de moda e são cheias de poesia.



A Milena conta histórias por meio do bordado, assim a temática com certeza pode variar, mas o bordado permanece autoral devido a personalidade do seu traço.




Kelly é escritora, ilustradora, pintora e bordadeira, e como não poderia ser diferente, seus bordados se assemelham muito a pinturas e nos transportam a outros lugares.



A Carolina faz bordados que são ao mesmo tempo fortes e sutis, ela os introduz em detalhes estruturais das roupas fazendo com que eles quase façam parte do corpo.



Virginia faz bordados coloridos e repletos, em todos os sentidos, são inclusive repletos da identidade brasileira que a gente sonha em ter e não consegue sequer explicar.



A Cassia faz encadernação manual artística (além de quadros bordados) e nas capas de tecido dos seus livros e cadernos ela borda de tudo um pouco, uma coisa mais linda que a outra.



Camila faz bordados em tecido cru e estampado que tem como temática pinturas famosas e cinema, ela retrata os personagens com riqueza de detalhes.


gisellequinto


A Giselle já é famosa pelo seu bordado autoral e suas personagens estilosas que exaltam a mulher em todas as suas formas, sendo uma grande referência em bordado contemporâneo. Ela é dona do trabalho maravilhoso que estampa a capa deste artigo.


3 comentários:

  1. Fico feliz com esse resgate das artes e ofícios de forma criativa. Vale lembrar das meninas do clube do bordado. Elas têm uma história bem interessante. Parabéns pela pesquisa e grata pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Sem desmerecer as bordadeiras eleitas, achei um pecado deixar de fora uma das maiores bordadeiras da atualidade, a Jaci Ferreira (jacibordadosetcetal). Além do bordado primoroso, seu trabalho é sempre cheio de conceitos e significados, voltado principalmente para a arte e a cultura basileiras. Sugiro pesquisar!

    ResponderExcluir