Brasil ganha primeiro museu público de moda

12:06 Yahz 0 Comments


O primeiro museu público destinado à moda no Brasil é mineiro, o MUMO - Museu da Moda de Belo Horizonte, foi inaugurado em dezembro de 2016 no Castelinho da Bahia, um belíssimo prédio neogótico de 1914 que fica na Rua da Bahia, 1.149, onde desde 2012 funcionava o CRModa - Centro de Referência da Moda.

O CRModa já era um ponto de encontro para profissionais e pesquisadores da área, mas o MUMO expande o acesso para toda a comunidade, fazendo com que as pessoas conheçam de perto a riqueza da história da moda de Minas Gerais, passem a enxergar a moda como cultura, o que de fato é, e valorizem a preservação de sua memória.




“O MUMO tem como objetivo ser um lugar de discussões, pesquisa e conhecimento, que tem em sua essência a liberdade, a criatividade, a sustentabilidade e o livre acesso como bases para uma nova ordem social, construída com solidariedade e cooperação, não somente para a comunidade da moda, mas para toda a população de Belo Horizonte”.



A ideia é que o MUMO possa ter um bom acervo e ainda manter as ações do CRModa, como o Ciclo Cinema e Moda, o Slow Week (seminário sobre moda e sustentabilidade), oficinas de moda e design e outros.


A exposição inaugural do MUMO, “33 voltas em Torno da Terra - Memória da Indústria Têxtil de Minas Gerais", que fica em cartaz até 30 de maio de 2017, aborda as composições da história da indústria têxtil em Minas Gerais, e a experiência de criadores contemporâneos.

Localização: Rua Bahia, 1149 - Centro - Belo Horizonte, MG
Horário: De terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 14h.
Contato: (31) 3277-4384 / crmoda.fmc@pbh.gov.br

Leia também:




0 comentários: