Já se imaginou vestindo uma roupa feita de flor de lótus?

15:36 Yahz 0 Comments


Recentemente foi divulgado pela empresa Samatoa um novo tecido eco-friendly, a seda de flor de lótus, a fibra é extraída do caule da planta e fiada manualmente por artesãs Cambojanas. O tecido naturalmente macio, brilhoso e respirável que é provavelmente um dos tecidos mais ecológicos do mundo, pode até ser "vendido" como novidade para clientes do ocidente, mas a verdade é que sua origem e incontestável riqueza está na tradição ancestral oriental.


No budismo a flor de lótus simboliza a pureza do corpo e da mente, em ocasiões especiais os monges de Mianmar vestem roupas feitas com o tecido de lótus, que são confeccionadas em pouca quantidade, preservando o caráter de preciosidade da planta sagrada. Tecelãs locais também utilizam o fio delicado e sensível da flor que cresce no lago Inle para produzir de forma tradicional as peças que garantem seu sustento. 


O processo é totalmente manual, as plantas são colhidas, lavadas e abertas delicadamente com uma lâmina, dentro do caule da planta há uma espécie de baba de quiabo - mais resistente - que é o filamento, esse filamento é esticado e unido a outros para serem torcidos juntos. Devido a flór de lótus ser uma planta aquática o resultado final do tecido é melhor quando os filamentos são mantidos úmidos e frios durante a fiação e a tecelagem.


Assim, é gerado um tecido vegetal, sem adição de qualquer produto químico, com qualidades semelhantes às da seda de origem animal, que seca rápido e é resistente a manchas, já que a flor de lótus tem como propriedade a auto-limpeza, ou seja, a pureza da flor não é apenas simbólica. 



Leia também:

0 comentários: