Conheça a força e a beleza por trás das roupas Maias

18:02 Unknown 0 Comments

Tecelã
Os maias desenvolveram uma civilização esplêndida, que contou com uma rica tradição têxtil que tem sobrevivido ao tempo.

A mitologia Maia conta que a deusa da Lua, Ixchel, deu às mulheres a arte da tecelagem, ela deu-lhes teares para que instruídas sobre os símbolos sagrados ilustrassem os tecidos... 

Deusa Maia Ixchel
A diversidade das roupas maias corresponde à sua complexidade cultural. As roupas contêm códigos, status social e político, além de mostrar um refinamento técnico. 

Tecidos e vestuário servem para diferenciar hierarquias e informar quem é o portador da peça, de onde vem, estado civil, condição social, entre outros dados. De acordo com a cor e comprimento de uma saia você pode saber a qual comunidade uma mulher pertence, se é solteira, casada ou viúva, e sua importância dentro do seu grupo.

Tecido Maia
As tecelãs têm mantido suas crenças, deuses, heróis e símbolos de fertilidade por meio das roupas, resistindo mesmo tendo sido pressionadas a esquecer a sua própria história após a tomada do povo maia. 

Seus tecidos não são apenas um meio para preservar a sua visão do velho mundo, mas também de introduzi-la sutilmente na cultura pós-colonial imposta. No decorrer dos séculos, a cultura maia tem sido capaz de resistir no campo de vestuário ao afluxo de novas modas. O tecido tem uma ligação com o passado, e por isso tem uma força revolucionária surpreendente.

Vestuário Maia, Museu Casa do tecido antigo, Guatemala 


0 comentários: