Comprar roupas pode estar com os dias contados

19:40 Yahz 0 Comments


"As habilidades requeridas dos designers profissionais - como se sentir confortáveis com o desconhecido, sintetizar informações complexas, trabalhar de forma transdisciplinar e fazer abstrações intuitivas - são similares, em escopo e natureza, a muitos dos desafios apresentados pela sustentabilidade. Todos tendem a estar fortemente interligados, não conhecem fronteiras disciplinares ou industriais e, muitas vezes, querem que observemos e compreendamos as questões de diferentes maneiras. Esses vários pontos em comum indicam que o pensamento e as habilidades do design estão em excelente posição para responder aos desafios de sustentabilidade e, ao fazê-lo, oferecer muitas oportunidades para os designers. Certamente, as práticas de design “tradicionais”, como fazer croquis, construir protótipos e confeccionar peças, continuarão a existir; mas haverá muito mais ênfase em “desenhar” atividades, ideias e plataformas dos sistemas, e comportamentos que definem nossa indústria como um todo. Os designers de moda passarão do trabalho na cadeia de fornecimento para o trabalho no “centro” de mudança, usando suas habilidades de forma diferente, vislumbrando mudanças, organizando-as e permitindo que algo diferente aconteça. Os designers atuarão como facilitadores". 

O parágrafo acima é um trecho do livro Moda & Sustentabilidade - Design para mudança, de Kate Fletcher e Lynda Grose, que foi lançado em 2012 e desde então é referência em pesquisas sobre moda.

Algumas iniciativas que demonstram o novo posicionamento do designer na sociedade, que vai muito além de fazer roupas e vendê-las, são mencionadas no livro. Nós fomos atrás desses projetos para ver a quantas andam cinco anos depois:



A The Clothing Exchange (intercâmbio de roupas), fundada em 2004, promove eventos de troca de roupas. Os encontros inovadores cresceram de uma pequena comunidade de “trocadores” dedicados para uma grande rede de trocas espalhada por toda a Austrália.
The Clothing Exchange, Austrália
Nos eventos da The Clothing Exchange as pessoas levam suas roupas, que precisam obrigatoriamente ser dignas de desejo, ou seja, estar em ótimo estado, limpas e perfeitas para se presentear alguém, as roupas são trocadas pela moeda do evento, que no caso são botões, e com esses botões os frequentadores adquirem as novas peças de roupa. 

“Na The Clothing Exchange, acreditamos que a boa aparência não deve "custar" a terra - mas as práticas atuais de fabricação e indústria da moda são responsáveis ​​por uma grande quantidade de danos ao meio ambiente e às vidas dos trabalhadores das confecções”. 

A moeda de troca na The Clothing Exchange: Botões



O Swap-O-Rama-Rama, que atualmente está em mais de 100 cidades pelo mundo, promove eventos de troca de roupas que inclui workshops de faça você mesmo, onde designers auxiliam as pessoas a fazer modificações nas roupas adquiridas, dando a elas um novo significado, além de desenvolver habilidades que os frequentadores poderão utilizar dali pra frente exercitando cada vez mais sua criatividade.

Swap-O-Rama-Rama - Fotografia Rex Miller
“No espírito do faça você mesmo, através de workshops e coletivização de idéias, ajudamos cada indivíduo a quebrar a barreira entre consumidor e criador enquanto convidamos todos a recuperar a criatividade que foi perdida para a indústria”.

Swap-O-Rama-Rama - Fotografia Rex Miller

As roupas reconstruídas recebem uma nova etiqueta que celebra a criatividade ao invés do status sócio-econômico, o participante pode escolher entre "100% reciclado" e "modificado por mim".



A Recyclopedia é um compilado de livros de receitas de reformas de roupas, ou melhor dizendo reconstrução e ressignificação de roupas, que visa envolver pessoas comuns na reorganização do sistema da moda, compartilhando habilidades e auxiliando no desenvolvimento de capacidades técnicas e criativas, para que possam reivindicar o acesso à moda através da criação ou reinterpretação de suas próprias roupas. A Recyclopedia está disponível para download.

“Em suas mãos hábeis a máquina de costura é uma ferramenta para a libertação!”


Parte da Recyclopédia


Já falamos sobre o criador da Recyclopédia, Otto Von Busch aqui.



O Local Wisdom (sabedoria local) foi idealizado por Kate Fletcher, uma das autoras do livro Moda & Sustentabilidade - Design para mudança, o projeto que reúne uma rede de parceiros e atividades de design em sete centros de consumo de alta moda espalhados por três continentes, explora práticas satisfatórias e engenhosas associadas ao uso de roupas. 

Participante do Local Wisdom, Londres 2012 - Fotografia por Tim Mitchell

O objetivo é reunir histórias e fotografias que contem as relações das pessoas com suas roupas, e assim difundir as sabedorias adquiridas nessa relação.

Participante do Local Wisdom, Nova Zelândia 2013 - Fotografia por Aliscia Jovem

O Local Wisdom costuma buscar a história de uma peça de vestuário que por exemplo, é facilmente reparável, é compartilhada entre pessoas, está desfrutando de uma terceira, quarta ou quinta vida, entre outras.

"Não há beleza no tecido mais fino se ele gera fome e infelicidade." Gandhi

Nós adoramos ver que esses projetos não só permanecem ativos, como progrediram e continuam inspirando pessoas rumo a moda que desejamos para o futuro nosso presente.


Leia também:




0 comentários: