Você sabe quando começa a história da moda?

21:26 Yahz 0 Comments


A história do vestuário é dividida em história da indumentária e história da moda. Neste artigo vamos explicar como ocorre essa divisão:

Indumentária é tudo o que vem antes do conceito de moda surgir, os períodos que são tratados como história da indumentária são pré-história, antiguidade oriental, antiguidade clássica e idade média.

Pré-história - Traje encontrado em Egtved - Dinamarca, Museu Nacional da Dinamarca, Copenhague.

O conceito de moda nasce no renascimento, com o surgimento da burguesia e da competição entre classes. Antes da classe burguesa existir apenas os nobres tinham acesso a roupas de qualidade e luxuosas, digamos que apenas eles podiam escolher como queriam se vestir, mas à partir do momento em que surge uma nova classe social que também tem recursos, ela busca ostentar sua riqueza se vestindo tão bem quanto os nobres, a nobreza por sua vez se veste de forma cada vez mais requintada ou até mesmo desmedida, para que os burgueses não se pareçam com eles, ou não se pareçam tão ricos e poderosos quanto eles, e assim por diante, dando início as famosas sazonalidade e efemeridade que caracterizam a moda.


Rococó - Maria Antonieta. Retrato por Élisabeth Vigée-Lebrun, 1783

“Já no final da Baixa Idade Média, princípio do renascimento, foi que surgiu, na corte de Borgonha (atual parte da França), o conceito de moda, uma vez que os burgueses da época (enriquecidos com o comércio) copiavam as roupas dos nobres locais e estes, por sua vez, se incomodavam com isso. Começaram, então, a variar suas roupas com o objetivo de se diferenciarem daqueles que os imitavam. (…) Daí, dessa continuidade criação-cópia-criação, apareceu o aspecto de sazonalidade e, por conseguinte, o conceito de moda, dando-lhe a característica de efemeridade”      
(João Braga – Reflexões Sobre a Moda vol. I)

Portanto, a história da moda começa no renascimento e vai até os dias atuais, passando pelos períodos barroco, rococó, etc, sendo que à partir do século XX passa a ser dividida em décadas ao invés de séculos. 



Leia também:








0 comentários: