Já imaginou um tecido 3D que além de lindo pode ser à prova d'água ou de ruídos?

13:22 Yahz 0 Comments


Robin Maas é designer de materiais e produtos para moda e decoração, formada na Academia de Design Eindhoven, na Holanda. Em seu trabalho ela combina materiais para desenvolver tecidos com efeito 3D repletos de texturas e cores, que se adaptam a diferentes ambientes.

“Eu gosto de têxteis e superfícies. O divertimento e o brincar são uma parte importante no meu processo de criação. Pretendo encontrar novas soluções, combinações e estética através da experimentação com materiais. Para mim, um erro é um começo para criar algo novo. Trabalho intuitivamente e procuro criar materiais ou combinações inovadoras e procurar funções e formas inesperadas”. (Robin Mass)


Entre seus incríveis projetos, três se destacam na área têxtil:

Tecidos estruturados

Em “Tecidos estruturados”, Robin utiliza as características naturais dos materiais para criar estruturas dinâmicas que transformam o bidimensional em tridimensional, brincando com as cores e o efeito da tensão contrastante entre os materiais e utilizando múltiplos componentes têxteis e técnicas de tecelagem e impressão. 




As padronagens entrelaçadas dos tecidos estruturados se alteram conforme o ângulo observado e a manipulação, o que incentiva a interação do espectador com o material, que além da beleza, possui qualidades acústicas.






Paisagens acústicas

Assim como no projeto “Tecidos estruturados”, em “Paisagens acústicas” Robin transforma superfície plana em tridimensional. Utilizando materiais contrastantes, como cordas desportivas combinadas com feltro e lã, que dão profundidade e estrutura, ela cria tapetes que podem ser aplicados a paredes e pisos para beneficiar a acústica do ambiente.



As cores também mudam ou se misturam conforme a perspectiva, fazendo com que umas apareçam enquanto outras desaparecem dentro de uma mesma superfície. 



Tecidos impermeáveis

Em “Tecidos impermeáveis”, inspirada pelo sistema de aquecimento de piso, Robin projetou um material específico para móveis ao ar livre. Um exemplo de possível uso é a aplicação do material em balanços ao ar livre, devido a sua resistência e a profundidade do têxtil que cria a viabilidade de dobrá-lo em uma curva perfeita.


 

A característica marcante do trabalho de Robin, de fazer cores aparecem e desaparecem quando se olha de diferentes perspectivas também se evidencia em neste projeto.


Todas as imagens utilizadas neste artigo são de autoria de Robin Maas.


Leia também:

0 comentários: