River Blue - A verdade sobre o jeans que você veste

01:05 Unknown 2 Comments




River Blue é um documentário canadense que faz uma viagem ao redor do mundo por via fluvial e explora com profundidade a destruição e poluição dos rios causada pelo processo de tingimento de tecidos, lavanderias de jeans e curtumes de couros.
Criado pelo conservacionista Mark Angelo, um dos maiores especialistas do mundo sobre rios, o documentário apresenta a triste poluição dos rios nos países asiáticos, causada pelas milhares de fábricas que produzem artigos de moda para alimentar a indústria do fast fashion.
No documentário, ele e sua equipe filmam algumas das fontes de água mais puras e as mais devastadas do mundo. River Blue mostra a poluição causada pelos curtumes de couro e tingimento de tecidos, mas foca principalmente num dos itens de vestuário mais icônicos e versáteis da moda, o jeans. Bilhões de peças jeans são feitas a cada ano e sua produção muitas vezes contamina os rios, lagos e reservatórios.
Mark Angelo apresenta algumas vias navegáveis, como o rio Yamuna na Índia, o Delta do Rio das Pérolas na China, e o Rio Citarum na Indonésia para revelar a poluição venenosa de fabricação de denim, bem como o impacto que essas águas poluídas têm sobre as pessoas que dependem delas.


No filme, Orsola de Castro, uma designer de moda ecológica de Londres e co-criadora do movimento Fashion Revolution, comenta que a indústria da moda precisa investir seriamente na “transparência, zero toxicidade e rastreabilidade” e que os consumidores vão exigir saber quem, onde e como as suas roupas estão sendo feitas e se a fabricação de moda está causando um efeito negativo sobre o meio ambiente.

O documentário entrevista ativistas do Greenpeace recolhendo amostras da água do rio onde as fábricas de jeans despejam seus resíduos químicos e encontraram cinco metais pesados (cádmio, cromo, mercúrio, chumbo e cobre) em 17 de 21 amostras de água e sedimentos retirados do rio que corta Xintang, a cidade chinesa conhecida como a "Capital mundial de fabricação de jeans".


Um em cada três pares de jeans vendidos no mundo é produzido na cidade industrial, na província de Guangdong. À primeira vista, as suas estatísticas de produção são impressionantes: as fábricas produzem 300 milhões de artigos jeans por ano, empregando 220.000 pessoas. Cerca de dois terços do jeans fabricado na China é produzido em Xintang para 60 marcas estrangeiras diferentes.

Metais pesados podem ser neurotóxicos, cancerígenos, perturbar o sistema endócrino e causar câncer de diferentes órgãos.

O documentário será lançado este ano, acompanhe no site do projeto.



2 comentários: