3 aprendizados indispensáveis para quem busca mais autonomia

23:27 Caixa Vintage 0 Comments


Falamos o tempo todo em liberdade e em como tomamos as nossas próprias decisões desagrade a quem desagradar, mas pensando melhor será que essa tão vangloriada liberdade realmente existe ou estamos na verdade emaranhados em uma enorme teia que nos guia de um consumo a outro sem que sequer nos demos conta disso?

Refletindo um pouco mais, será que as facilidades que nos são propostas em todo o tipo de serviço e produto existem para descomplicar nosso dia a dia ou para nos tornar cada vez mais dependentes de um sistema de consumo insatisfatório?

Tecnologias básicas que fizeram parte da evolução humana e eram desenvolvidas por todas as pessoas, hoje são negócios que geram produtos e serviços muitas vezes precários. Mas como não consumir o que nos desagrada se não existe uma opção que realmente agrada, como não comprar uma roupa que não é exatamente o que você queria se você precisa se vestir e não sabe fazer a sua própria roupa?


Certa vez minha mãe me ensinou a tricotar, o que era um fio tornava-se uma roupa, bastavam as agulhas como extensão do meu corpo e a mágica acontecia. O fato é que eu podia me vestir sem depender de ninguém para isso, é claro, eu precisava de um fio, mas não necessariamente eu precisava comprá-lo, podia desmanchar outras peças que não estivessem em uso e obter matéria prima, e isso é apenas uma das possibilidades. Embora não estivesse consciente da importância disso, eu estava fora desse sistema de consumo.

Enfim, Pensando no mais básico para a vida humana (comer, morar e vestir) listei 3 habilidades que são capazes de nos trazer autonomia:


3 - Corte e costura

Saber cortar e costurar é extremamente valioso, você pode fazer com que um tecido se torne uma peça de roupa que lhe caia como uma luva, fazer ajustes em peças adquiridas em brechós ou até mesmo no guarda-roupas da sua tia-avó, e também consertar o que for preciso para fazer com que suas peças preferidas tenham sua vida útil prolongada.
Aqui também podemos incluir atividades artesanais, como o tricô que mencionei, o crochê e muitas outras que podem gerar peças lindas e cheias de identidade. Aliás todo tipo de atividade manual é muito bem vinda para o que podemos chamar de “autonomia do vestuário”.


2 - Arquitetura/ Engenharia/ Construção

Já imaginou construir a sua própria casa? Você poderia criar uma casa sustentável com energia solar ou eólica, construí-la respeitando e preservando a vegetação local, com aquela área de lazer e convivência feita de acordo com seu gosto, e não precisaria ser rico para isso.


1 - Agricultura

A alimentação é a base para uma vida plena e feliz, não se trata apenas de matar a fome, nutrimos nosso corpo e mente por meio dos alimentos que consumimos. O problema é que grande parte do que o mercado nos oferece como alimento nem mesmo o é, o que consumimos são produtos alimentícios pouco ou nada saudáveis e vendidos a preços exorbitantes. Então se você sabe plantar sua própria comida eu diria que esse é o ápice da liberdade, tudo o que vier da sua horta estará livre de agrotóxicos e terá custado apenas a semente que você plantou e que pode ser obtida no próprio alimento.





0 comentários: