As 10 palestras TED Talks mais inspiradoras pra quem curte moda

16:20 Unknown 0 Comments


Com a correria entre estudos e trabalho, muitas vezes não conseguimos tempo para ler aquele livro ou assistir aquele documentário. Neste caso as palestras TED Talks são uma ótima opção para alimentar o cérebro, já que são rápidas e interessantes.
Para ficar ainda mais fácil, nós selecionamos as 10 palestras TED Talks mais inspiradoras para estudantes, profissionais e demais interessados pela área de moda.


Johanna Blakley fala sobre o que todas as indústrias criativas podem aprender com a cultura livre que há na moda, com relação a propriedade intelectual.


A palestra de Jessi Arrington é uma meditação sobre o consumo consciente, embrulhada em um arco-íris de cores e criatividade. 
Ela leva uma mala apenas com lingerie e a confiança de que irá encontrar peças maravilhosas nos brechós por onde passar.


Margaret Wertheim lidera um projeto para recriar as criaturas dos recifes de coral, utilizando uma técnica de crochê inventada por um matemático. Fala de aquecimento global e geometria hiperbólica.


Lucy McRae se autodenomina “arquiteta do corpo”, ela imagina maneiras de fundir biologia e tecnologia em nossos próprios corpos. Nesta palestra visualmente deslumbrante, ela mostra seu trabalho, desde roupas que recriam o interior do corpo a uma pílula que, quando ingerida, permite que você transpire perfume.



O que começou como o projeto do TCC de moda de Danit Peleg se transformou em uma coleção de roupas impressas em 3D que têm força e flexibilidade para uso diário. "A moda é uma coisa muito física", diz ela.



A palestra de Jae Lee Rhim é uma poderosa provocação. Ela criou uma mortalha semeada com cogumelos devoradores de poluição para que nossos corpos não gerem mais poluição após a morte.


Hamish Jolly, um nadador do oceano na Austrália, queria uma roupa de mergulho que iria dissuadir um tubarão curioso de confundi-lo com uma potencial fonte de alimento.Trabalhando com uma equipe de cientistas, estudando as evidências biológicas e antropológicas ele e seus amigos criaram uma roupa contra ataques de tubarão.




No mundo em desenvolvimento, o acesso a incubadoras é limitado pelo custo e distância, e milhões de bebês prematuros morrem a cada ano. Jane Chen criou uma incubadora têxtil, que poderia manter milhões destas crianças quentes. Um projeto que é seguro, portátil, de baixo custo e salva-vidas.


A designer Suzanne Lee compartilha suas experiências no cultivo de um material à base de kombucha, que pode ser usado como tecido ou couro vegetal para fazer roupas. O processo é fascinante, os resultados são lindos (embora ainda haja uma grande desvantagem) e o potencial é simplesmente impressionante.


A designer e arquiteta Neri Oxman está liderando a busca de métodos em que as tecnologias de fabricação digital possam interagir com o mundo biológico. Trabalhando na intersecção de design computacional, fabricação aditiva, engenharia de materiais e biologia sintética, seu laboratório é pioneiro de uma nova era de simbiose entre micro-organismos, nossos corpos, nossos produtos e até mesmo os nossos edifícios.




0 comentários: