3 ótimas razões para usar roupas de fibras vegetais

13:36 Unknown 0 Comments


Fibras naturais vegetais foram fundamentais para a sociedade desde os primórdios da civilização, mas durante o último meio século, as fibras naturais de nossas roupas foram sendo cada vez mais substituídas por fibras sintéticas, com nomes como acrílico, nylon, poliéster e polipropileno. O sucesso das fibras sintéticas ocorre principalmente devido aos custos. Ao contrário das fibras naturais vegetais produzidas por agricultores, as fibras sintéticas são produzidas em massa e são comumente usadas ​​pelo alcance de tons na coloração, pelo comprimento do fio, e por serem de fácil adaptação a todo tipo de necessidades específicas da indústria têxtil.

As fibras naturais vegetais são uma escolha saudável

A maioria das pessoas sabe que as fibras naturais fornecem ventilação natural, é essa a razão pela qual você se sente tão confortável usando uma camisa de algodão em um dia quente, mas não pára por aí,  fibras de côco tem resistência natural contra fungos e ácaros, fibras de cânhamo tem propriedades antibacterianas e o linho é a fibra têxtil mais higiênica que existe (os egípcios já sabiam disso).


As fibras naturais vegetais são uma opção sustentável

Estamos nos movendo em direção a uma economia "verde" com base na eficiência energética e matérias-primas renováveis, processos que reduzam impactos ambientais e materiais recicláveis ​​para minimizar o desperdício. As fibras naturais são um recurso renovável de grande excelência. Cultivar uma tonelada de fibras de juta, por exemplo,  requer menos do que 10% da energia utilizada na produção de polipropileno. E no final do seu ciclo de vida, as fibras naturais vegetais são 100% biodegradáveis (caso seja mantida sua composição natural).


As fibras naturais vegetais são uma escolha responsável

A cultura de fibras naturais vegetais são de grande importância econômica para pequenos produtores (agricultores familiares e processadores). Ao optar por fibras naturais vegetais contribuímos para o crescimento econômico e podemos  incentivar o investimento em pequenas indústrias que valorizem a adoção de políticas pela  igualdade de condições para suas negociações e a proteção de seus trabalhadores.

0 comentários: